Quais os tipos de Royalties cobrados nas redes de franquias

Quais os tipos de Royalties cobrados nas redes de franquias

Quando se pensa em formatar a empresa franquias, é importante ficar ciente dos tipos de Royalties cobrados nas redes de franquais e qual delas que faz sentindo financeiramente para a sua rede e para a sua nova empresa franqueadora também.

Como são cobrados os royalties?

Os royalties são pagamentos mensais, semenstrais, anuais ou não tem cobranças de royalties pela franqueadora. A recorrência ou não cobrança dos royalties é definido na formatação de franquias.

Porque os franqueados pagam os royalties?

Os franqueado pagam os royalties em troca do uso da marca, suporte e treinamento continuados, entre outros serviços oferecidos pela rede. Dessa forma, a franqueadora mantém o padrão em toda rede de franquias.

O que a franqueadora faz com os royalties?

A franqueadora utiliza dos royalties para manter em funcionamento a estruturada da franqueadora que reverte em benefícios para os franqueados como:

  • Suporte ao franqueado
  • Treinamentos de reciclagens
  • Desenvolvimento de novos produtos/serviços
  • Consultoria de campo
  • Remunera a equipe da franqueadora
  • Tecnologias
  • Contratação de melhores profissionais

Também tem outros benefícios que são aplicados, conforme cada modelo de negócios.

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Quais são os tipos de royalties nas redes de franquias

São diversos tipos de royalties nas redes de franquias e abaixo estão listados alguns deles. Confira:

Royalties fixos

Os royalties fixos são aqueles que possuem um valor pré-estabelecido, independentemente de qual seja o faturamento da unidade franqueada. Este tipo de royalties é comum em franquias de baixo custo.

Royalties variáveis

Já os royalties variáveis são aqueles cujo valor é baseado no faturamento bruto da unidade franqueada. Desta forma, quanto mais o franqueado vende, mais ele deve pagar em royalties. Este tipo de royalties é comum em franquias de alto custo, em que o franqueador deseja compartilhar o sucesso financeiro com o franqueado.

Sendo assim, quando é aplicado os royalties variáveis na rede de franquias, é interessante que a franqueadora trabalhe a mentalidade do franqueado. Porque o franqueado que pensa em escassez irá impedir que a sua unidade cresça ou vai omitir as informações do faturamento para não pagar mais royalites.

Dessa forma, é importante que a franqueadora tenha mais mecanismos de controle como auditorias, sistema financeiro homologado, treinamentos constantes e entre outros.

Royalties mistos

Algumas redes de franquias optam por cobrar royalties mistos, que combinam os dois tipos anteriores. Neste caso, existe um valor fixo que é cobrado independentemente do faturamento, mas também existe uma porcentagem sobre o faturamento da unidade franqueada.

Significa que a partir do momento que o franqueado fatura mais, ele deixa de pagar os royalties fixos e passa a pagar os royalties variáveis.

Novamente é preciso trabalhar a mentalidade na rede de franquias. 

Bom, aqui está uma conta que consigo provar que é muito melhor o seu franqueado faturar mais e pagando royalties mais altos e que tem uma mente abundante.

Por exemplo: a rede de franquias cobra R$5.000 mil reais ou 8% de royalties mensais. O franqueado faturamento até R$25.000 mil reais, paga R$5.000 mil reais royalties .

O franqueado de mentalidade escassez não vai querere pagar 8% porque acha que vai pagar muito.

Já o franqueado com mentalidade de riqueza vai querer pagar 8% de royalties por esse motivo:

R$5.000 reais sobre o faturamento de R$25.000 mil reais é 20%.

Já a unidade de franquias faturamento R$100.000 mil reais mensais. Logo irá pagar 8%.

Royalties escaláveis

Tem esse tipo de royalties que geralmente o franqueado tem uma tabela de valores conforme o seu faturamento

Exemplo:

Royalties            Faturamento

R$ 1.500,00  — de R$0,000 a R$10.000,00

R$ 2.500,00  — de R$10.000,01 a R$25.000,00

R$ 3.000,00  — de R$25.000,01 a R$50.000,00

Portanto é mais usada em prestação de serviços e desde que ela seja validada e benéfica para o franqueado e a franqueadora.

Não cobra royalties

Tem redes de franquias que não cobram royalties, mas o franqueado é obrigatório a comprar os produtos da franqueadora.

Que na verdade, quando a franqueadora revende os produtos aos franqueados, é adicionado um valor na formação do preço de vendas o valor dos royalties.

Quer dizer que o valor dos royalites é embutido no valor da revenda dos produtos aos franqueados.

Conclusão

Sendo assim, estas são as cobranças mais aplicadas nas redes de franquias e têm outras também que podem fazer parte. Para saber qual tipo de royalties faz sentido e é viável para a sua rede de franquias e para a sua empresa franqueadora, entre em contato com a Poleniza no WhatsApp para saber mais: 12 930854594

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Escrito por Fabrício Gõnçalves.