Formatação e Expansão de Franquias: Guia Completo

Formatação e Expansão de Franquias: Guia Completo

Formatação e Expansão de Franquias: Guia Completo

Nos últimos anos, as franquias têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas que buscam iniciar o seu próprio negócio e entre os empreendedores que buscam diversificar os seus investimentos.

Franquias é sinônimo de marca estabelecida e um modelo de negócios comprovado. E  muitos empreendedores encontram na franquia uma opção atraente para alcançar os seus objetivos de diversificar os negócios.

No entanto, a formatação e expansão de franquias: guia completo – exigem muito planejamento e dedicação para que venham acontecer isso.

Neste guia completo, vamos explorar todos os aspectos da formatação e expansão de franquias, desde a escolha do modelo de atuação no sistema de franquias até a gestão efetiva do negócio.

Escolhendo do Modelo de Expansão Ideal no Franchising

A escolha do modelo ideal para expandir a sua empresa em franquias pode se resumir no seu modelo atual que tem domínio.

Um grande erro são os empresários que têm um ponto físico e gostar do modelo de quiosque em shopping e achar que vai dar certo a franquia dele simplesmente porque gosta desse modelo. Sem ao menos ter testado e validado antes e ter o domínio de uma operação em shopping.

O contrário também é verdadeiro.

São diversos modelos de expansão de franquias e abaixo estão listas algumas delas.

Confira:

  • Loja de rua
  • Loja de shopping
  • Quiosques em shopping e em praias
  • Store in store
  • Home office
  • Metrô
  • Rodoviária
  • Delivery
  • Vending machine
  • Ecommerce
  • Centros religiosos

E muito mais modelos de franquias que podem ser feitos na formatação de franquias.

Para saber quais são os modelos ideias de expansão para a sua marca, converse com um consultor no WhatsApp: 12 93085-4594

Análise de Mercado e Localização

Antes de sair abrindo franquias por todos os lados, é crucial realizar uma análise detalhada do mercado e da localização escolhida para que os seus franqueados tenham retornos com as unidades de franquias.

Além disso, inclui avaliar o tamanho do mercado, a concorrência, o perfil do público-alvo e as tendências econômicas da região. Uma boa formatação de franquias te derá todas essas bases.

Preparação Financeira

A formatação e expansão de franquias exigem investimentos financeiros significativos. Além do investimento para registrar a marca no INPI, o domínio do site do nome da empresa, hospedagem do email institucional, manual da marca, formatação de franquias, abertura do CNPJ da franqueadora e a expansão é importante saber que isso tudo é feito por etapas.

E o crescimento da franqueadora passa a ser sustentado conforme as entradas dos franqueados.

Dessa forma, muitas redes de franquias recuperam todo o seu investimento da formatação de franquias entre a primeira e a terceira unidade de franquias.

Gestão do Negócio

A gestão efetiva do negócio é fundamental para o sucesso das redes de franquias e isso tudo começa na formatação de franquias.

Sendo assim, é primordial o comprometimento dos empresários porque ao mesmo tempo que é estruturado e organizado a unidade matriz, é construido uma nova empresa, a franqueadora.

Nesse meio tempo é desenhado toda a gestão da fanqueadora que estará contando com uma equipe de especilaistas e com profissionais de mais de 25 anos de franchising da Poleniza.

Também vai gostar de saber disso: https://poleniza.com.br/como-a-franqueadora-ganha-dinheiro/

Suporte e Treinamentos

No início da franqueadora é interessante aproveitar a equipe interna que tem o domínio das operações para transmitir os seus conhecimentos para os franqueados e estas pessoas podem subir de cargo atuando na empresa franqueadora como treinadoras e na equipe de suporte ao franqueado.

Dessa maneira, um outro fator que merece uma atenção à parte é a comunicação da franqueadora que entra uma parte importante também do suporte ao franqueado.

Comunicação com a Franqueadora

Uma comunicação eficaz da franqueadora com o franqueado é fundamental para o sucesso da rede de franquias. É importante estabelecer uma linha de comunicação clara e frequente, bem como seguir as diretrizes e políticas estabelecidas dos meios de comunicação.

Isso significa que é interessante que tenha um sistema de tickets que mantenha os registros de todas as ocorrências, que possa medir os registros para melhorar o suporte e os treinamentos que irão refletir nas unidades de franquias.

Lembre-se: o seu papel como franqueador é fazer que os seus franqueados erre o menos possível.

Com tudo isso aprensentado, seja visível aos seus franqueados. Deixe que eles tenham acesso fácil a franqueadora porque é uma relação empresarial de muita confiança.

Expansão da Franquias

Agora que passei algumas bases, já estamos aptos a entrar nesse tema.

A expansão da rede de franquias pode ser muito novo para empresas que vendem produtos e mais confortável para empresas que já atuam no b2b.

Afinal, agora você vende uma empresa para outras pessoas.

Sendo assim, a melhor estratégia para começar a vender franquias é usando a metodologia da Poleniza que se chama: F-M-A-C.

 F – Fornecedor, família e feiras;

M – Marketing digital e offline;

A – Amigos e aquisição;

C – Clientes, conhecidos e colaboradores.

Após ter essa metodologia em mente, entramos em modelos de expansão de franquias.

Modelos de expansão de franquias

Expiral ou caracol:

Assim como o Mc’Donals iniciou a sua expansão nas cidades vizinhas é o propósito desse modelo de expansão.

Praias:

São cidades escolhidas com grandes potenciais de público-alvo. Exemplo: Tem franquias que só abrem em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Capitais:

São as capitais de cada estado e cidades muito populosas que as chances são muito maiores de encontrar o público-alvo.

Venda de franquias

A venda de franquias é um processo que leva um certo tempo, afinal, tem a lei de franquias 13.966/19 que diz que só após 10 dias corridos podem ser assinado e recebido o valor da taxa de franquias.

Pois o franqueado está comprando um modelo de negócios que terá que trabalhar/gerenciar.

E esta venda demanda de muitos domínios de termos empresariais, termos do próprio modelo de negócios, técnicas de vendas, franchising, finanças e muito outros fatores que influenciam para o sucesso da venda.

Dessa forma é um dos motivos dos empresários escolherem a Poleniza que trás em sua bagagem experiências de mais de 25 anos de franchising e profissionais que já passaram nas maiores redes de franquias do Brasil.

Conclusão -Formatação e Expansão de Franquias: Guia Completo

A formatação e expansão de franquias exigem muito planejamento e dedicação, mas oferecem muitas oportunidades de sucesso aos empreendedores. É importante saber que foram passados de maneira rápida por alguns tópicos e na formatação de franquias você nunca está sozinho porque temos diversos mecanismos e tecnologias que vai facilitar que domine e seja grande franqueador de sucesso.

Saiba mais conversando com um consultor aqui no WhatsApp: 12 93085-4594