Você quer expandir o seu negócio e surge aquela dúvida: Expandir em franquias é a melhor opção para o seu negócio? Será que a franquia é a melhor maneira para expandir? Para ajudar nesta questão, simplifiquei neste post.
Confira aqui o que você precisa ter em mente para saber se o modelo de franquias é ideal para expandir:
1 – Você quer que se seus franqueados usem o nome da sua empresa?
2 – Você quer demostrar como que devem operar o negócio?
3 – Você quer que eles paguem para ter acesso ao seu conhecimento e de forma contínua?
Estes 3 elementos representam o que é uma franquia. Também gosto de explicar o que é franquia em 4 pilares que são:
1 – Marca
2 – Know-How
3 – Suporte
4 – Produto/ Serviço ou White Label
Só que cada vez mais presenciamos empresas que dizem realizar a expansão da empresa alegando que não precisa disso tudo ou que o seu modelo de negócios não precisa ser uma franquia e sim pode ser: uma agência, um modelo de vendas de porta a porta, representante comercial, uma licença ou chamam de alguma outra forma a oportunidade de negócios, mas que contém estes elementos que compõem uma franquia.
Então, não importa como chamam só que se tiverem os elementos que compõem a franquia e se você for processado no futuro, terá que arcar por suas responsabilidades.
Por isso é importante ficar atento as propostas, como é realizado o processo de expansão e desconfie se disserem que se tiver estes elementos não caracteriza ser uma franquia…
Leia esse post que tem as vantagens de formar a sua empresa em franquias.
Agora que você já sabe quais são os pilares que fazem o negócio ser uma franquia e como identificar falsas promessas, podemos continuar!
Digamos que você quer ser franqueador. Você atende todas as 3 condições que comentei no começo do texto e além disso acha que o modelo de franquias é o melhor modalidade para expandir a sua empresa.
Mas não é só isso que você precisa para expandir em franquias…
Por mais que conheça sobre franquias, saiba como que funciona o sistema, tenha vontade e energia para franquear a sua empresa, ainda falta alguns detalhes para fechar a equação.
Pois para expandir em franquias é preciso que faça essas perguntas para si mesmo e saiba identificar se a sua empresa está preparada para expandir em todo o país.
Sem mais delongas, vamos as perguntas:
- Meu negócio tem diferencial competitivo? Permite destacar da concorrência sem que ela consiga copiar e isso fará com os meus franqueados também consiga ter o diferencial em sua região de atuação?
- Tenho recursos (tempo e dinheiro) para dedicar a franquia?
- Tenho sistemas de marketing, administrativos e operacionais?
- Deduzindo todas as despesas do negócio e ainda tivesse que pagar a taxa de Royalties, meu negócio ainda seria lucrativo?
- O valor que entrego para os franqueados, não é apenas no primeiro ano, mas de forma contínua durante a vigência do contrato de franquia?
- Estou disposto a investir em tecnologias futuramente para fins de comunicação, marketing e facilidade de gerenciamento e eficiência?
Se você respondeu “não” a essas perguntas, o modelo de franquias pode não ser o melhor caminho neste momento para você.
Agora se você respondeu “sim” para a maioria dessas perguntas, clique aqui e faça a Análise de Franqueabilidade que vai levantar aspectos únicos do seu modelo de negócios sobre expansão em franquias.