Você é um potencial Franqueador?

Você já parou para pensar que o seu negócio atual poderia ser uma franquia? Se você acha que está pronto para dar o próximo passo em seu ciclo de crescimento continue lendo.

Grandes marcas no Brasil e mundialmente foram criadas por donos de empresas que usaram o sistema de franquias para expandir suas marcas como: Fávio Augusto, Carlos Wizard Martins, Alexandre Tadeu Costa, Caito Maia e José Carlos Semenzato que atualmente passou a fazer parte do Shark Tank Brasil.

Enfim, entre outros grandes nomes do empreendedorismo optaram por expandir na modalidade de franquias.

Se você está começando a pensar grande no que se refere ao seu negócio, aperte o cinto de segurança! Este poderia ser um passeio divertido…

Uma grande vantagem de expandir em franquias é que o valor de investimento da expansão é feito pelo franqueado.

Em outras palavras, se você optar por abrir unidades próprias do negócio “filiais da empresa”, isso pode ficar muito caro para você.

Obter grandes empréstimos ou conseguir investidores com grandes aportes no negócio pode ser desafiador e caro.

Ao usar o modelo de franquias, os franqueados que investem todo o dinheiro para financiar o capital de expansão da sua empresa.

É claro que você ainda terá que fazer um investimento considerável em infraestrutura da franqueadora, marketing, tecnologia e suporte, mas seus franqueados abrem as unidades e as executam.

Uma outra coisa…

Você vai cobrar deles uma taxa de entrada {Taxa de Franquia} para permitir que eles usem os seus sistemas (terem acesso ao seu know-how, direito de uso da marca, etc), e você receberá uma porcentagem mensal {Royalties} também!

Em um cenário perfeito, você tem o potencial de receber taxas iniciais e mensais de investidores (franqueados), que também executam seus negócios para os quais você sede o uso e direito de seu modelo de negócios, e então usam suas ferramentas e tem acesso ao suporte para obterem sucesso em na unidade.

Se, no entanto, você economizar nos custos de formatação em franquias e querer usar atalhos para expandir em franquias, isso pode se tornar um desastre.

Franquias despreparadas, sem padronizações, sem estudos de mercados, suporte e produtos/ serviços testados em diversas regiões do país podem arruinar a sua marca e deixar um gosto amargo no Franchising.

É altamente recomendável que você procure empresas de formatação de franquias com experiência em todos os tipos de empresas franqueadas e isso tomará o seu tempo para fazer as decisões correta.

Se você está pensando em franquear o seu negócio, aqui está um checklist de verificações que o ajudarão a decidir se o modelo de franquias é o caminho certo para você expandir sua empresa para ser um franqueador:

1. Seu modelo de negócios foi testado e comprovado por no mínimo 1 ano?

2. Você já expandiu o seu negócio em filiais?

3. Sua empresa tem processos bem definidos?

4. Você tem o desejo e a energia para expandir o seu negócio de maneira grandiosa?

5. O seu conceito é único? Preenche uma necessidade do mercado não satisfeita?

6. As margens de lucro são grandes o suficiente para atrair os franqueados?

7. Existe um portal de treinamentos? Ou você pode criar um?

8. Você tem fortes relações com os fornecedores?

9. Você tem ou consegue capital para formatar sua empresa em franquias?

9. Existe tecnologia para ajudar na eficiência do negócio?

10. Você está preparado para as questões legais envolvidas nas leis e regulamentos de franquia?

Bom, tem muito a considerar. Muito a fazer. Prepare-se para trabalhar muito!

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