Como escolher o modelo de franquia adequado para o seu negócio

Com o mercado cada vez mais competitivo, muitos empresários estão buscando expandir seus negócios por meio de franquias que possibilita o reconhecimento da marca, ganhos diários de clientes e muito mais vantagens com a criação da rede de franquias.

Mas escolher o modelo de franquia adequado para o seu negócio pode ser uma tarefa desafiadora. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para a expansão no sistema de franquias.

Avalie o seu modelo de negócio atual:

Antes de decidir se quer expandir por meio de franquias, é importante avaliar se o seu modelo de negócio é replicável. Pense em como os processos e a estruturas poderiam ser transferidos para outras unidades.

E também se é viável financeiramente a operação de sua empresa, pois o franqueado terá os cutos dos royalties e um outro fator desafiante é de dominar os conhecimentos da franquia para começar a gerar os resultados e se tornar um empresário.

Identifique o público-alvo:

É importante ter clareza de quem é o público-alvo do seu negócio, pois isso pode influenciar na escolha do ponto de abertura da unidade de franquias que tem ligação direta com o modelo de franquias.

Portanto, considere se o seu produto ou serviço é mais adequado para um shopping center, rua comercial, ou outros locais específicos.

Vamos supor que a franquia de machine de sneaks fica dentro do hotel. O público alvo são pessoas que fazem viagem e querem uma comida mais rápida.

Diferente de abrir essa franquia dentro de uma loja de roupas. A procura será muito menor e poderá inviabilizar o modelo de atuação da franquia, por não identificar aonde está o seu público alvo.

Pesquise os modelos de franquias existentes:

Existem diversos modelos de franquia disponíveis, como comentado aqui nesse post: https://poleniza.com.br/formatacao-e-expansao-de-franquias-guia-completo/

Aqui estarei comentado dos locais que podem ser abertos as unidades de franquias, conforme a definição do modelo de franquias.

Confira:

  • Loja de rua
  • Shopping
  • Home office
  • Lotes bem localizados
  • Estacionamentos
  • Dentro de lojas
  • Pontos turísticos
  • Escolas
  • Pontos religiosos
  • Rodoviária
  • Aeroportos
  • Hospitais
  • Hotéis
  • Condomínios
  • Postos de combustíveis
  • Próximos a rodoviais
  • Eventos
  • Dentro de empresas/indústrias
  • Supermercados
  • Farmácias

E muito mais outros locais que fazem sentido para a expansão da marca. Mas é importante que tenha validado o ambiente, o público alvo e que tenha domínio para ensinar ao franqueado.

Converse com franqueados de outras marcas:

Fale com outros empresários que já possuem franquias e veja como está sendo a experiência deles. Peça dicas e sugestões sobre o modelo de franquia que eles escolheram e o ponto para saber como é a experiência.

Dessa forma, terá mais informações valiosas de quem está no sistema de franquias, entendendo a visão dos franqueados em regiões diferentes.

Avalie os custos:

É importante ter clareza sobre os custos envolvidos na montagem da empresa, o valor cobrado da taxa de franquia, royalties e outros investimentos necessários para a operação da empresa.

Porque quanto mais alto for o investimento, mais seleto será o perfil do franqueado.

E muitas franqueadoras em algum momento pensam em comprar o equipamento da marca A que é mais caro do que o equipamento B que faz a mesma coisa e é o que a franqueadora usa na operação.

Só que a diferença é que a marca A é mais conhecida e acaba encarecendo o valor de investimento do franqueado. Que trás um impacto na seleção do franqueado e no retorno do investimento também. Sem contar que muitas das vezes o modo de operação do equipamento muda e não segue o padrão da franquia. Dificultando ainda mais a operação.

Portanto, a unidade matriz é um espelho para as unidades de franquias. Para escolher o modelo de franquia adequado para o seu negócio é a partir da empresa matriz que será formatada o modelo de negócios no sistema de franquias e que será replicado para a rede.

Para a escolha do modelo de atuação da marca no sistema de franquias, a empresa deverá atuar e ter o pleno domínio do modelo para replicar.

Entretanto, por mais que tenha uma loja de rua e apareça um franqueado interessado em abrir dentro do shopping, os cutos e os horários de funcionamentos são diferentes. A franqueadora terá que ter o domínio para replicar as informações e ajudar o franqueado a ganhar dinheiro com esse modelo de negócios.

Conclusão

Portanto, se você deseja saber mais sobre franquias e como expandir a sua empresa por meio do franchising, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas e informações relevantes para empresários que buscam crescer e se destacar no mercado.

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