Criada com o objetivo de promover a cultura do franchising e contribuir com o desenvolvimento do mercado de franquias no Brasil, a Associação Brasileira de Franchising é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional e considerada a segunda maior associação do setor no mundo – por meio da International Franchising Association (UFA).
Surgimento da ABF e consolidação
Com apenas onze empresas operando o modelo de franchising no Brasil, a ABF foi oficialmente fundada em julho de 1987. Na mesma época que a inflação acumulada no ano chegaria a 363% com a Implantação do Plano Cruzado.
Em um período nada animador que o Brasil se encontrava, um grupo resolveu criar a associação para estabelecer algumas regras para o Franchising no Brasil. Até mesmo para que o sistema de franquias não fosse prejudicado por aventureiros. Tanto que uma das primeiras atividades foi a criação do código de ética.
Apesar da pouca confiança na economia brasileira, o setor de franquias no Brasil crescia exponencialmente. Em apenas 4 anos o número de empresas franqueadoras aumentou em quase 40 vezes e no final de 1991, já contava com mais de 430 empresas.
No ano de 1992 a ABF passou aceitar também franqueados na associação o que impulsionou no ano seguinte na feira da ABF o número de expositores que saltou de 70 empresas para 122.
Já ano de 1994 o país realizou a transição monetária que institui o Plano Real que é a atual moeda do Brasil e foi promulgada a Lei de Franquias (Nº 8.955/94) que ajudou a regulamentar alguns pontos do sistema, sobretudo a relação entre franqueador e franqueado. O que ajudou a proporcionar na visão da macroeconômico um amadurecimento do setor de Franchising no Brasil. .
Crescimento do setor
Ao longo de mais de 20 anos, entre 1996 e dos dias atuais o setor de franquias saltou de um faturamento de R$ 11 bilhões para em 2019 que deve chegar a R$ 186,9 bilhões.
Uma outra novidade do setor é que a partir dos anos 2000, foi a internacionalização do franchising brasileiros que no ano de 2019 totalizou o total de 163 marcas brasileiras em operações em 107 países.
Feira ABF
É considera a maior feira de franquias no mundo em relação ao número de visitantes que chegou a mais de 65 mil pessoas no ano de 2019.
Mas a primeira feira da ABF aconteceu em 1988, na época que ainda estava começando o movimento de franquias no Brasil. Em seu primeiro ano, devido a falta de recursos, a ABF vendia livros sobre o segmento para financiar o evento.
Devido o seu fortalecimento o evento aconteceu dentro da ABF Franchising Week que é uma imersão no universo das franquias – realizada entre o mês de junho ou julho de cada ano. Na qual franqueadores, franqueados, fornecedores e potenciais investidores têm a oportunidade de aprender tudo sobre o mercado das franquias com os maiores especialistas do ramo.
ABF hoje
Conhecida mundialmente a ABF é a principal instituição que rege o franchising no Brasil. A associação é responsável por divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de franquias no país.
Além da feira citada, a associação possui diversos cursos de capacitação, processos de Mentoring com franqueadores, encontros regionais com associados, fornece selo de excelência para o setor e muito mais.
A ABF é uma parceria de grande ajuda para o setor. Para saber mais acesse o site: https://www.abf.com.br/
Quer saber como transformar seu negócio em franquias? Converse com um especialista no WhatsApp acessando o link aqui