Passo a passo para formatar em franquias

Definição do modelo de franquias

 

Passo a passo para formatar em franquias

Nessa etapa é estruturada a empresa matriz reconfigurando o modelo de negócios para replicar em franquias e desenvolvendo novos padrões.

Essa configuração é importante para seguir o padrão da empresa matriz e tem as definições de valores de capital de giro, prazo de retorno, estrutura da montagem da empresa, taxa de franquias, royalties, fundo de propaganda e marketing e demais taxas a serem cobrados dos franqueados.

Aqui será avaliado em uma nova definição do modelo de atuação da empresa franqueadora para expandir a empresa no sistema de franquias. Tais como a estruturação da equipe, estruturada do ambiente, sistemas utilizados na empresa franqueadora, documentos, manuais e processos da franqueadora, perfil do franqueado, investimento para venda de franquias, retorno dos investimentos e demais.

Manuais e treinamentos

São estruturados os manuais do negócio que tanto serão utilizados na empresa matriz que passa a operar como uma unidade de franquias, sendo o espelho para as unidades de franquias, como também são criados os manuais da empresa franqueadora.

Aqui são mapeados os processos internos, etapas seguintes desde assinatura do contrato de franquias até a inauguração da unidade franqueada, tais como escolha do ponto, contratação, reformas e decoração etc., treinamentos, capacitações, marketing e vendas da inauguração.

Instrumentos jurídicos

É de acordo com a nova lei de franquias 13.996/19 como a Circular de Oferta de Franquias, Pré-Contrato e Contrato de franquias com as características de cada franquia.

Aqui são acrescidos de outros documentos que oferecem mais base e solidez para a atuação da empresa no franchising.

Leia também posso formatar em franquias com o INPI em processo?

Marketing e vendas de franquias

Aqui o foco é em estratégias de marketing e vendas de franquias. Nessa etapa é definido melhor a persona de franqueado, as etapas da captação, etapas da venda de franquias, metodologias de vendas e gerenciamento do fluxo de vendas.

Outro detalhe é fluxo de caixa da empresa franqueadora para subsidiar o início da empresa, as vendas de franquias e o suporte ao franqueado.

Saiba mais detalhes sobre a formatação de franquias da sua empresa >clica aqui<