Suas vendas aumentaram bastante e você está perdido sem saber o que tem que fazer agora?
Nem sempre um bom fluxo de vendas significa que você precise aumentar o tamanho de sua empresa. E quando falamos em aumentar o tamanho da empresa, não estamos falando apenas em aumentar o espaço físico. Pode-se associar a criação de um novo produto.
Antes de se pensar em dar um passo a mais no crescimento da empresa, é preciso avaliar alguns pontos como por exemplo, minha capacidade produtiva, capacidade de armazenamento e logística.
Assim, quando pensamos em querer vender mais, precisamos analisar qual é o limite de minha produção, ou seja, qual é a minha capacidade produtiva. E algumas perguntas podem ajudar a você a responder:
– Para vender mais, eu consigo produzir mais com os recursos que eu já possuo?
– Se não, precisarei investir em maquinário ou outro recurso tecnológico?
– A estimativa de retorno sobre este produto, é compatível com o valor que estou investindo? E se não vender?
– Esse dinheiro vai comprometer minha operação?
Exemplo: Se hoje você tem um restaurante com um espaço que comportam 10 meses bem acomodadas e que estejam sempre ocupadas.
Surge a oportunidade de alugar um novo espaço que comportam 100 mesas. Seus olhos brilham, a empolgação vem a tona e você fica imaginando seu restaurante novo lotado.
E então? Valeria a pena?
Depende!
Neste caso, você precisa levar em consideração que o aluguel irá ser maior, a conta de energia elétrica irá subir, você precisará investir em mais 90 conjuntos de mesas, contratar mais 2 ou 3 garçons, aumentar seu estoque de produto (para quando encher as 100 mesas), contratar mais cozinheiro e ajudante de cozinha, contratar mais um funcionário para cuidar da limpeza, bem como, você irá pagar mais impostos sobre seu faturamento.
SE ENCHER!
Mas e se não encher?
Se não encher, muito provavelmente seu espaço com 10 mesas lhe retornava muito mais lucro do que um espaço com 100. Então crescer, é também um movimento que deve ser calculado, estruturado e nem sempre o crescimento deve ocorrer em aumento da operação e crescimento de espaço físico. Crescer, é antes de tudo, criar procedimentos e otimizar sua operação.
O que eu sempre questiono é: Você acredita ser mais forte se você engordar, ou se existirem vários de você?
Entretanto, o crescimento da sua empresa pode ocorrer de forma exponencial por meio do franqueamento do modelo de negócio, onde você padroniza a operação e concede a terceiros o direito de uso deste modelo. Sua marca se torna nacionalmente conhecida, fortalecida e com números realmente lucrativos.
Leia sobre por que formatar em franquias?