O crescimento de sua empresa está fora do comum e talvez você tenha começado a considerar se agora é a hora certa de franquear o seu negócio. Mas antes de dar o salto, você deve considerar como a franquia afetará o seu modelo de negócios, a satisfação de seus clientes e finalmente sua receita.
1 – Sua equipe
Expandir a empresa é uma grande decisão e são necessárias ter próximo de você pessoas que compartilham da mesma paixão pela empresa para mantê-la bem-sucedida. Você não está apenas deixando um pouco do controle, mas sim permitindo que novas pessoas entrem para equipe e que irão ajudar a construir o negócio.
Verifique se sua equipe é sólida em todos os aspectos e se você tem planos de sucessão à medida que o negócio vai expandindo, pois será necessário para não ser sobrecarregado.
2 – Seus clientes
Na franquia, seu foco muda em relação ao atendimento do cliente final, pois o franqueado também estará na ponta atendendo e representando a sua marca. Esta é uma grande transição para qualquer organização e especialmente para os fundadores que estão acostumados a trabalhar diretamente com os clientes.
Nessa fase será necessário transmitir quais são os valores da empresa quando o assunto é atendimento ao cliente. E lembre-se que o franqueado também é “um cliente da sua marca”.
3 – Escalabilidade
Um dos fatores mais importantes para considerar antes de franquear é “este negócio é escalável no sistema de franquias?” Um dos pontos é pensar nos sistemas que você possui e se eles são robustos a ponto de gerar informações valiosas para a tomada de decisão do negócio.
Você provavelmente já encontrou os problemas que precisava resolver, portanto, tenha em mente quais são essas informações para garantir que os franqueados já tenham acessos a elas para as tomadas de decisões e que não tenham que passar pelo os mesmos erros que você já passou no início do negócio. Para isso transfira os conhecimentos por meios de manuais, vídeos gravados e suporte de sua equipe de como usar as ferramentas para as tomadas de decisões.
5 – Documentação dos processos
Documente seus processos do dia a dia em um nível extremamente alto. Por exemplo, se você tem uma empresa de climatização e deseja franquear, atenda as 20 principais chamadas e documente as etapas necessárias para concluí-las. Pode ser que não capture 100% dos seus casos, mas seus franqueados terão uma referência das etapas necessárias e o suporte da sua equipe de como solucioná-las.
6 – Sua “barreira”
A chave para o sucesso de uma rede de franquias é oferecer ao seus franqueados um mix de produtos ou serviços exclusivos de tal maneira que eles não consigam o acesso em nenhum outro lugar, também chamados de “barreiras”. Um exemplo são redes de franquias com fabricação própria.
Para o franqueado sair montando uma operação parecida será necessário um alto valor de investimento em maquinários, infraestrutura e pessoas treinadas para competir com a sua empresa.
Estes são os 6 fatores que fazem muita diferença nas redes de franquias, mas nem todas elas tiveram a oportunidade de ter acesso antecipado a essas informações.
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