A sua empresa é lucrativa e está crescendo? Constantemente os clientes de outas cidades fazem perguntas de quando você irá abrir uma unidade em suas cidades? Você está constantemente se sentindo entediado em gerenciar apenas uma operação de forma tranquila e quer sentir a emoção novamente dos seus dias de inauguração novamente?
Se a sua resposta para essas perguntas for um “Sim”, talvez você esteja pronto para franquear seu negócio – a palavra-chave é “talvez”. Para saber se você realmente está preparado para franquear o seu negócio, separei essas perguntas:
1. Tenho os sistemas padronizados necessários para franquear meu negócio (ou posso criá-los)?
Para franquear um negócio, você precisa de sistemas e processos operacionais que possam ser padronizados para fornecer um produto ou serviço consistente para todos os franqueados. A padronização também é necessária para treinar novos franqueados e seus funcionários. Por exemplo, se você possui uma sorveteria, tem um manual que detalha todas as etapas de atendimento aos clientes, por exemplo:
- Como e quando lavar a colher de sorvete
- Se deve colocar luvas primeiro
- Quanto sorvete, molho de calda quente, coberturas e outros ingredientes usar (como “uma colher cheia” ou “meia de xícara”)
Estes pequenos detalhes são o que podem fazer ou quebrar o negócio e a lucratividade de uma unidade de franquias. Imagina se diferentes franqueados servirem sorvete de maneiras diferentes, você pode se deparar com estes problemas:
- Seus cones de sorvete e sundaes não serão consistentes, o que afetará negativamente a reputação da sua marca. Um local pode servir grandes colheres de sorvete, enquanto outro pode economizar.
- Quaisquer locais que não sejam consistentes na medição e pesagem dos ingredientes terão menos lucros.
- A menos que haja um processo padrão de atendimento, os clientes podem esperar mais, o que prejudica a experiência do cliente.
Antes mesmo de pensar em franquia, você também deve ter um manual de conduta e um manual de operações e usá-los consistentemente.
2. O meu negócio depende da minha presença pessoal?
Este é um desafio para muitas empresas de serviços, especialmente aquelas que começaram como empresas individuais.
Por exemplo, se você é um designer gráfico ou cabeleireiro talentoso, os clientes podem querer trabalhar apenas com você – não com seus funcionários, que eles consideram menos qualificados.
É impossível ter uma rede de franquias com apenas um de vocês.
Se você tiver esse problema, pode preparar o caminho para franquear treinando os funcionários para fornecer os mesmos serviços que você (crie um manual de operações para ensiná-los).
3. Existe um mercado para minha a marca fora da minha região?
As empresas que trabalham em uma cidade ou estado nem sempre terão aceitação em outras partes do país onde os consumidores não estão familiarizados com o conceito.
- O que estou vendendo é conhecido em outras áreas do país ou terei que educar os consumidores sobre meu conceito?
- Há um bom suprimento de minha base de clientes-alvo em outros lugares do país?
- Há uma boa oferta de franqueados em potencial nas áreas que estou considerando?
- Terei influências de características regionais, culturais e climáticas sobre os serviços ou produtos oferecidos?
- Minha marca tem diferenciais competitivos para atuar em grandes centros e em cidades pequenas?
Leia também esse post: expandir em franquias é a melhor opção para o seu negócio?
4. Meu negócio é bem sucedido financeiramente?
Ter um local lucrativo é apenas o começo. Em geral, é melhor ter pelo menos três locais bem-sucedidos, funcionando de maneira lucrativa antes de iniciar a formatação em franquias de seu negócio.
O processo de abrir e administrar vários locais lhe dará uma boa ideia do que está envolvido na abertura de uma nova unidade de franquia e em como ajudá-los a terem sucesso.
5. Eu gosto de gerenciar?
Se os aspectos práticos do seu negócio são o que os mantém ativo, você pode ficar em choque ao franquear o seu negócio. Você não irá mais gerenciar as operações diárias de sua empresa matriz depois de um tempo. Em vez disso, você será mais como um gerente corporativo, lidando com diversas tarefas como:
- Em busca de novas regiões para expansão da franquia
- Criação de planos de marketing para sua franquia
- Reunião com potenciais franqueados
- Treinamento de novos franqueados
- Fornecendo suporte contínuo para novos franqueados
- Novas estratégias para aumentar a lucratividade do negócio
- Novos serviços/produtos para as redes de franquias
- Novas sistemas de implantação e automatização dos processos
Se a ideia de assumir uma função de gerenciamento o enche de pavor, esteja pronto para promover ou contratar um gerente que possa assumir o comando de suas operações de franquia.
A franqueadora tem muitas características propicias em suas operações no dia a dia e é preciso que o modelo de negócios tenha algumas características para ter maiores êxitos no franchising, sem precisar realizar um alto investimento e só depois descobrir que ainda não estava preparando para atuar no sistema de franquias.
Para isso, valide a replicação da sua empresa em franquias.
Saiba mais enviando mensagem no WhatsApp >Clique Aqui<